Skip to content Skip to footer

Procedimentos / Corpo / Braquioplastia

O QUE É?

Intervenção cirúrgica que tem por objetivo melhorar o contorno dos braços

A braquioplastia ou lift dos braços é uma cirurgia que tem por objetivo melhorar o contorno dos braços através da remoção da pele e/ou gordura em excesso. A braquioplastia habitualmente envolve a excisão da pele e gordura da face interna e posterior dos braços, muitas vezes complementada com uma lipoaspiração. Nos casos em que existe uma boa elasticidade cutânea, sem flacidez, poderá estar indicada apenas a remoção da gordura por lipoaspiração.

Quem tem indicação?

A braquioplastia está indicada quando o excesso de tecido a nível braquial é uma causa de desconforto, quer a nível físico quer a nível psicológico. Esta situação é comum após perdas de peso significativas como ocorre, por exemplo, após cirurgia bariátrica. A cirurgia está indicada em pessoas que apresentam estabilidade ponderal e que desejam remover o tecido em excesso nos braços a que por vezes se chama ‘asa de morcego’ ou ‘músculo do adeus’. Frequentemente este procedimento é combinado com outras intervenções cirúrgicas de contorno corporal como a cruroplastia (lift das coxas), abdominoplastia, mastopexia/mamoplastia de redução, etc.

Como é o procedimento?

A técnica utilizada vai depender do grau de deformidade

A braquioplastia é uma denominação genérica para um conjunto de procedimentos que visam melhorar o contorno dos braços.

Como referido anteriormente, nalguns casos poderá estar indicada apenas a remoção da gordura através de lipoaspiração. Já nos casos com maior deformidade poderá ser necessário remover a pele e a gordura em excesso através de uma incisão linear que vai do cotovelo até à axila.

Duração

O procedimento demora entre 1 a 2 horas

Anestesia

A cirurgia é realizada sob anestesia geral

Internamento

Geralmente a cirurgia é realizada em regime de ambulatório ou com internamento de 1 dia

Cicatrizes

A cicatriz resultante da braquioplastia ou lift dos braços é uma cicatriz linear que vai da zona do cotovelo até à axila.

Efeitos secundários

Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimoses, edema e desconforto local, que por norma desaparecem espontaneamente ao fim de 1-2 semanas.

Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.

Cuidados
pós-operatórios

Evitar movimentos amplos

Deve evitar movimentos amplos com os membros superiores durante 2 a 3 semanas e não realizar exercício físico durante 6 semanas.

Utilizar manga compressiva

É recomendado utilizar manga compressiva pós-cirúrgica durante 6 a 8 semanas.

Realizar drenagem linfática

É aconselhável realizar drenagem linfática no período pós-operatório imediato para uma melhoria mais rápida do edema e do desconforto.

Discutir plano pós-operatório

Deverá sempre discutir pormenorizadamente com o seu cirurgião plástico o plano pós-operatório.

Fale comigo

Para uma avaliação personalizada, entre em contacto.