O QUE É?
Intervenção cirúrgica com o objetivo de ‘subir’ ou ‘levantar’ a mama
A mastopexia ou lifting mamário consiste na intervenção cirúrgica com o objetivo de ‘subir’ ou ‘levantar’ a mama quando esta está ‘caída’ (ptose mamária). Utilizando o tecido mamário existente e removendo a pele em excesso, é possível remodelar e reposicionar a mama de forma a melhorar o seu contorno e a sua aparência.
Quem tem indicação?
A mastopexia está indicada quando a mama fica flácida, ‘caída’ ou ‘vazia’ como ocorre por vezes após a gravidez, amamentação ou emagrecimento. Através da remoção da pele em excesso, podemos reposicionar a mama e o complexo areolo-mamilar, colocando-o numa posição mais adequada no tórax. Nalguns casos pode estar também indicado aumentar o volume da mama o que é habitualmente realizado através da colocação de próteses em simultâneo.
Como é o procedimento?
Envolve a remoção da pele em excesso e o reposicionamento do mamilo
A mastopexia pode variar consoante as necessidades de cada doente, mas envolve sempre a remoção da pele em excesso e o reposicionamento do mamilo.
Duração
Anestesia
Alta
Cicatrizes
Efeitos secundários
Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimoses e algum desconforto, que por norma é bem tolerado com medicação analgésica.
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas específicas que devem ser sempre discutidas detalhadamente com o seu cirurgião plástico.