O QUE É?
Intervenção cirúrgica na qual o excesso de pele e gordura do tronco é removido circunferencialmente
O body lift, ou dermolipectomia circunferencial, consiste na intervenção cirúrgica com o objetivo de melhorar o contorno do abdómen, região lombar, flancos e nádegas através da remoção circunferencial da pele e gordura em excesso.
Quem tem indicação?
O body lift pode estar indicado quando há um grande excesso de tecido quer a nível abdominal quer a nível lombar e dos flancos que causa impacto na qualidade de vida, por provocar desconforto físico e emocional. Esta situação é comum após grandes perdas de peso como ocorre, por exemplo, após cirurgia bariátrica. Para ser realizada a intervenção cirúrgica deve haver estabilidade do peso.
Como é o procedimento?
A melhoria do contorno corporal é conseguida através da excisão de tecido abdominal e lombar
Como referido anteriormente, a abdominoplastia com transposição do umbigo é um procedimento que visa melhorar o contorno abdominal através da excisão de pele e gordura em excesso, o reforço da parede abdominal com a aproximação dos músculos se estes estiverem espaçados (diástase abdominal) e a recolocação do umbigo na sua posição. Se a isto associarmos uma dermolipectomia posterior, ou seja, a remoção do excesso de pele e gordura da região lombar, vai ser possível melhorar o contorno abdominal, a silhueta e também a flacidez das nádegas a da face externa das coxas.
Duração
Anestesia
Internamento
Cicatrizes
Efeitos secundários
Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimoses e edema, que por norma desparecem espontaneamente ao fim de 1-2 semanas. Também o desconforto inicial após a cirurgia relacionado com as dores e a sensação de aperto abdominal (mais frequente nos casos de reforço da parede abdominal), é transitório e cede à medicação prescrita. Além disso, é de esperar uma sensação de dormência e falta de sensibilidade na pele que fica ‘esticada’ tanto a nível abdominal como lombar o que habitualmente melhora ao fim de algumas semanas ou meses.”
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.