O QUE É?
Intervenção cirúrgica às pálpebras
A blefaroplastia consiste na intervenção cirúrgica às pálpebras com o objetivo de rejuvenescer a região peri-ocular. Pode ter um objetivo estético e/ou funcional e, geralmente, envolve a remoção de pele em excesso e o tratamento das bolsas adiposas quer seja a sua remoção ou remodelação. A blefaroplastia pode ser realizada as pálpebras superiores, inferiores ou a ambas em simultâneo
Quem tem indicação?
A blefaroplastia poderá estar indicada em quem pretende melhorar a aparência das pálpebras. Por vezes o excesso de pele das pálpebras superiores, além de dar um ar ‘cansado’, interfere com a visão ou existe mesmo uma ptose palpebral (a margem da pálpebra está caída) que pode ser corrigida durante a blefaroplastia. As bolsas adiposas e o edema das pálpebras inferiores e as olheiras podem estar associadas a um aspecto envelhecido que pode ser corrigido com uma blefaroplastia inferior.
Como é o procedimento?
Remoção do excesso de pele e/ou gordura
A blefaroplastia superior envolve a remoção da pele em excesso na pálpebra superior e, muitas vezes, a remoção da bolsa adiposa que se localiza no canto interno da pálpebra. Já a blefaroplastia inferior envolve quase sempre um reposicionamento, remodelação ou remoção das bolsas adiposas da pálpebra inferior e uma excisão cutânea muito limitada.
Duração
Anestesia
Internamento
Cicatrizes
Efeitos secundários
Existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimose palpebral e edema, que por norma desparecem espontaneamente ao fim de 1-2 semanas.
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.