O QUE É?
Intervenção cirúrgica para corrigir deformidades do pavilhão auricular
A otoplastia refere-se à cirurgia que é realizada para corrigir deformidades do pavilhão auricular. A causa mais comum para realizar otoplastia é quando as pessoas apresentam orelhas aladas, também chamadas de orelhas de ‘abano’. A otoplastia também pode ser utilizada para corrigir outras deformidades como as rasgaduras do lóbulo da orelha (‘orelha rasgada’), por exemplo.
Quem tem indicação?
As orelhas aladas ou proeminentes, são uma deformidade congénita relativamente comum que, em geral, se deve à ausência das ‘dobras’ naturais da orelha como a anti-hélix e/ou a um aumento do tamanho da concha, fazendo com que a orelha pareça ‘descolada’. Pode ser realizada em adultos e em crianças a partir dos 5-6 anos.
Como é o procedimento?
Pequena incisão no sulco por trás da orelha
Geralmente, a otoplastia envolve uma pequena incisão que fica escondida no sulco por trás da orelha e, posteriormente, consoante o problema que provoca a deformidade podem ser realizadas várias técnicas para correcção das orelhas proeminentes.
Duração
Anestesia
Internamento
Cicatrizes
Efeitos secundários
Existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como o desconforto local na zona operada, que por norma desparece espontaneamente ao fim poucos dias e cede a medicação analgésica prescrita.
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.