O QUE É?
Aumento benigno do tecido mamário masculino
A ginecomastia consiste no aumento benigno do tecido mamário masculino, o que pode provocar uma diminuição da auto-estima e do bem-estar do homem. É uma situação relativamente comum, que pode ocorrer em qualquer idade e ter múltiplas causas (alterações hormonais, puberdade, medicação ou consumo de substâncias, entre outras). Apesar da ginecomastia poder provocar dores em alguns casos, na maior parte das vezes é o desconforto emocional que levam o homem a procurar tratamento.
Quem tem indicação?
A cirurgia para correção de ginecomastia pode estar indicada quando o excesso de volume mamário tem impacto na qualidade de vida homem, afectando a sua auto-estima e a sua confiança. É importante ter em conta que nalguns casos a ginecomastia não tem indicação cirúrgica por ser previsível a sua diminuição, como durante a puberdade ou alterações hormonais temporárias.
Como é o procedimento?
Envolve lipoaspiração associada a mastectomia subcutânea
Para corrigir a ginecomastia podem ser necessários vários procedimentos. Geralmente, utiliza-se a lipoaspiração associada a mastectomia subcutânea, podendo ainda ser necessário reposicionar/reduzir o tamanho do complexo areolo-mamilar.
Duração
Anestesia
Alta
Cicatrizes
Efeitos secundários
Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como o edema, equimoses e algum desconforto na zona intervencionada, que por norma é bem tolerado com medicação analgésica, e tem uma duração de cerca de 2 semanas.
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião.