Skip to content Skip to footer

Procedimentos / Face / Lifting Cervicofacial

O QUE É?

Intervenção cirúrgica para rejuvenescer e menorizar sinais de envelhecimento da face e do pescoço

O lifting cervicofacial, ou ritidectomia cervicofacial é uma intervenção cirúrgica que tem por objetivo rejuvenescer e menorizar sinais de envelhecimento da face e do pescoço. Geralmente esta cirurgia envolve a dissecção da face, o reposicionamento dos tecidos da face com a suspensão das estruturas profundas e a remoção de pele em excesso através de incisões em localizações precisas e, assim, restaurar uma aparência mais jovem, com menos rugas, sulcos e flacidez cutânea.

Quem tem indicação?

O lifting cervicofacial poderá estar indicado quando existem sinais de envelhecimento da face e pescoço, ou seja, aumento da flacidez cutânea, das rugas ou sulcos e perda de volume. Estas características podem ser provocadas pelo processo de envelhecimento normal e expectável. Oscilações de peso, tabagismo e exposição solar são factores que podem agravar o envelhecimento da face.

Como é o procedimento?

A técnica utilizada deve ser adaptada a cada paciente

Existem várias técnicas para realização de lifting cervicofacial, que devem sempre ser adaptadas ao paciente. Geralmente a incisão localiza-se na região temporal, ao redor do pavilhão auricular e no couro cabeludo o que faz com que habitualmente fiquem impercetíveis ao fim de pouco tempo. É realizada a dissecção e reposicionamento dos tecidos mais profundos da face, sendo depois removida a pele excedente. Assim, é possível obter resultados com maior longevidade. Outras cirurgias de estética facial podem ser realizadas em simultâneo de forma a obter um resultado mais harmonioso, nomeadamente, blefaroplastia superior, blefaroplastia inferior, enxertos de gordura, etc.

Duração

O procedimento tem uma duração de 3 a 4 horas

Anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia geral

Internamento

O período de internamento é de 1 a 2 dias

Cicatrizes

As cicatrizes resultantes são na região temporal, pre- e retro-auricular e no couro cabeludo.

Efeitos secundários

Existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimose e edema da face, que costumam regredir espontaneamente desaparecendo ao fim de 2 a 3 semanas.

Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.

Cuidados
pós-operatórios

Utilizar cabeceira elevada

Nos primeiros dias é recomendado utilizar a cabeceira elevada.

Utilizar banda de compressão facial

Deve ser utilizada uma banda de compressão facial no período pós-operatório

Retomar atividades após 2 semanas

As actividades diárias, quer sociais quer profissionais, que não impliquem esforços físicos podem ser realizadas ao fim de 2 semanas, mas o exercício físico mais intenso deve ser protelado por 4 a 6 semanas.

Discutir plano pós-operatório

Deverá sempre discutir pormenorizadamente com o seu cirurgião plástico o plano pós-operatório.

Fale comigo

Para uma avaliação personalizada, entre em contacto.