O QUE É?
Intervenção cirúrgica para rejuvenescer e menorizar sinais de envelhecimento da face e do pescoço
O lifting cervicofacial, ou ritidectomia cervicofacial é uma intervenção cirúrgica que tem por objetivo rejuvenescer e menorizar sinais de envelhecimento da face e do pescoço. Geralmente esta cirurgia envolve a dissecção da face, o reposicionamento dos tecidos da face com a suspensão das estruturas profundas e a remoção de pele em excesso através de incisões em localizações precisas e, assim, restaurar uma aparência mais jovem, com menos rugas, sulcos e flacidez cutânea.
Quem tem indicação?
O lifting cervicofacial poderá estar indicado quando existem sinais de envelhecimento da face e pescoço, ou seja, aumento da flacidez cutânea, das rugas ou sulcos e perda de volume. Estas características podem ser provocadas pelo processo de envelhecimento normal e expectável. Oscilações de peso, tabagismo e exposição solar são factores que podem agravar o envelhecimento da face.
Como é o procedimento?
A técnica utilizada deve ser adaptada a cada paciente
Existem várias técnicas para realização de lifting cervicofacial, que devem sempre ser adaptadas ao paciente. Geralmente a incisão localiza-se na região temporal, ao redor do pavilhão auricular e no couro cabeludo o que faz com que habitualmente fiquem impercetíveis ao fim de pouco tempo. É realizada a dissecção e reposicionamento dos tecidos mais profundos da face, sendo depois removida a pele excedente. Assim, é possível obter resultados com maior longevidade. Outras cirurgias de estética facial podem ser realizadas em simultâneo de forma a obter um resultado mais harmonioso, nomeadamente, blefaroplastia superior, blefaroplastia inferior, enxertos de gordura, etc.
Duração
Anestesia
Internamento
Cicatrizes
Efeitos secundários
Existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimose e edema da face, que costumam regredir espontaneamente desaparecendo ao fim de 2 a 3 semanas.
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.