O QUE É?
Intervenção cirúrgica que tem o objetivo de melhorar o contorno corporal através da remoção de depósitos de gordura localizada
A lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica que tem o objetivo de melhorar o contorno corporal através da remoção de depósitos de gordura localizada. A lipoaspiração envolve a utilização de cânulas de aspiração que removem a gordura em excesso permitindo obter um contorno mais desejável e harmonioso.
Quem tem indicação?
Pode ser utilizada em praticamente todo o corpo sendo as áreas mais comumente tratadas o abdómen, flancos, região dorsal e lombar, coxas, braços, joelhos e pernas, papada no pescoço, entre outras. Quando a gordura removida durante a lipoaspiração em vez de ser descartada é utilizada como enxerto para aumentar o volume de outra área anatómica, podemos considerar uma lipoescultura. De facto, é frequente as pessoas que removem o excesso de gordura de uma determinada zona, quererem aumentar a mama ou a região nadegueira, pelo que se poderá realizar num mesmo procedimento.
A lipoaspiração está indicada para a remoção de depósitos de gordura em áreas especificas que normalmente não respondem a dieta ou exercício físico. De facto, a lipoaspiração não pode ser considerada um método para perder peso, mas sim de melhorar o contorno corporal e, por isso, o candidato ideal a esta cirurgia não deve ter excesso de peso e deve apresentar estabilidade ponderal. Também não deve existir redundância/flacidez cutânea excessiva uma vez que esta não é resolvida e, pode até ser agravada, com a lipoaspiração. Nestes casos podem estar indicadas outros tipos de cirurgia como abdominoplastia, cruroplastia, braquioplastia, p.e.
Como é o procedimento?
Pequenas incisões localizadas perto da zona a ser tratada
Como referido anteriormente, a lipoaspiração é realizada através da introdução de cânulas de aspiração por pequenas incisões localizadas perto da zona a ser tratada. Essas incisões são habitualmente colocadas em rugas/pregas naturais pelo que costumam ficar disfarçadas/escondidas.
Duração
Cicatrizes
Anestesia
Internamento
Efeitos secundários
Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimose, edema e desconforto na área operada, que por norma desparecem espontaneamente ao fim de 2 a 3 semanas e cede à medicação analgésica prescrita.
Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.
Cuidados
pós-operatórios
O levante é iniciado no primeiro dia pós-operatório.