O QUE É?
A diferença entre as mamas pode ser, por exemplo, no tamanho, na forma ou no posicionamento
A assimetria mamária é uma condição que afecta uma elevada percentagem de mulheres podendo variar entre casos subtis ou discrepâncias significativas entre as duas mamas. Habitualmente começa a ser percetível por altura do desenvolvimento mamário durante a puberdade e pode ser exacerbada por várias condições como a gravidez ou emagrecimento. A diferença entre as mamas pode ser no tamanho, na forma, no posicionamento, no complexo areolo-mamilar ou, como ocorre frequentemente, em várias destas características em simultâneo. Estas alterações podem estar associadas a uma diminuição do bem-estar e auto-estima da mulher.
Quem tem indicação?
As intervenções cirúrgicas para correcção de assimetria mamária podem estar indicada em várias situações mas geralmente depende do desconforto físico e/ou emocional provocado pela assimetria. Pode estar indicada no caso de assimetrias marcadas que diminua a auto-estima da mulher; no caso de haver desconforto físico a nível da região cervical e ombros por diferenças marcadas de peso; dificuldade em comprar vestuário e/ou soutiens.
Como é o procedimento?
Depende da causa e grau de assimetria
O procedimento indicado vai depender da causa e grau de assimetria. Alguns exemplos são casos de hipoplasia/hipertrofia mamária, hipoplasia unilateral, ptose assimétrica ou assimetrias do complexo areolo-mamilar. Por este motivo, a cirurgia(s) realizadas também vão variar podendo ser necessária aumento/redução mamária, mastopexias, entre outras.
Deve discutir cuidadosamente com o seu Cirurgião Plástico qual o procedimento mais indicado para si.