Skip to content Skip to footer

Procedimentos / Mão / Síndromes Compressivos

O QUE É?

Conjunto de síndromes em que são comprimidas estruturas nervosas

Os síndromes compressivos do membro superior é uma designação genérica para o conjunto de síndromes que ocorrem quando há compressão dos nervos do membro superior ao longo do seu trajecto. Dentro dos mais comuns encontram-se o síndrome do túnel cárpico e o síndrome do canal cubital.

Síndrome do Canal Cubital

O síndrome do canal cubital, é o síndrome resultante da compressão do nervo cubital (ou ulnar) a nível do cotovelo. Geralmente, está também associado a falta de força da mão, mas o formigueiro e dormência ocorrem no dedo anelar e mindinho. O tratamento cirúrgico consiste na libertação do nervo cubital das estruturas que o podem comprimir a nível do cotovelo e, se necessário, o seu reposicionamento. É importante um diagnóstico atempado para que o tratamento seja instituído antes de haver sequelas permanentes.

Síndrome do Túnel Cárpico

O síndrome do túnel cárpico, é o síndrome compressivo mais comum do membro superior, e ocorre quando há uma compressão do nervo mediano provocado por um estreitamento do canal cárpico (no punho). Assim, podem ocorrer sintomas como falta de força na mão, formigueiros ou dormência nos três primeiros dedos da mão (polegar, indicador e médio). Depois de um diagnóstico adequado, quando não há melhoria com o tratamento conservador, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica para libertação do ligamento responsável para compressão, sendo possível obter resultados duradouros.

Cirurgia

Os síndromes compressivos do membro superior são uma causa frequente de morbilidade e pode ser tratada de forma segura e eficaz.

Fale comigo

Para uma avaliação personalizada, entre em contacto.