Skip to content Skip to footer

Procedimentos / Pele / Excisão de sinais e tumores cutâneos

O QUE É?

Excisão de lesões cutâneas benignas e malignas

Tumores cutâneos malignos

Nos casos dos tumores cutâneos malignos, como os carcinomas basocelulares (‘basalioma’), carcinomas espinhocelulares ou melanomas, o diagnóstico, estadiamento e tratamento atempado é determinante. A excisão cirúrgica é frequentemente utilizada no seu tratamento sendo que devido ao seu tamanho ou pela necessidade margens cirúrgicas adequadas, pode ser necessário a utilização de enxertos e/ou retalhos para o encerramento do defeito resultante e, por isso, o domínio destas técnicas por parte da Cirurgia Plástica é esencial para a obtenção de um bom resultado.

Cicatrizes

Apesar de ser impossível a remoção de lesões sem qualquer cicatriz, esta pode e deve ser minimizada o máximo possível, utilizando as linhas de menor tensão para o encerramento.

Lesões benignas

As lesões benignas da pele como os nevus (‘sinais’), lipomas, quistos sebáceos, entre outros, são muito comuns na população geral mas podem, por vezes, ser causa de incómodo por apresentarem uma aparência indesejável ou por estarem localizados em zonas sensíveis de fácil traumatismo como a zona do soutien ou da barba no homem.

Pelos motivos acima assinalados e outros as pessoas podem desejar a sua remoção e esta deve ser sempre feita de acordo com princípios estéticos.

Avaliação

A intervenção cirúrgica mais adequada vai depender de muitos factores pelo que uma cuidada avaliação pré-operatória é muito importante para delinear um plano de tratamento.

Fale comigo

Para uma avaliação personalizada, entre em contacto.