Skip to content Skip to footer

O que é um Mommy Makeover?

Ocorpo das mulheres durante a gravidez e no período pós-parto sofre um impressionante número de alterações. Desde alterações marcadas no peso, ao estiramento do abdómen e também a grandes alterações do tecido mamário. Consequentemente, é relativamente comum que após a maternidade estas áreas anatómicas fiquem com algumas alterações que podem ser permanentes. Para dar resposta a este problema comum, surgiu há uns anos o conceito de Mommy Makeover.

O Mommy Makeover é uma designação genérica que corresponde à realização de cirurgias combinadas no mesmo tempo operatório por forma a melhorar simultaneamente as zonas mais afectadas pela maternidade, ou seja, a mama e o abdómen. 

A combinação de vários procedimentos numa única cirurgia, vai permitir melhorar o contorno corporal de forma mais dramática, utilizando apenas uma anestesia e tendo apenas um período de recuperação. A escolha dos procedimentos realizados em cada uma das áreas vai depender de cada caso em concreto e deve ser alvo de uma avaliação cuidada.

Mama

Por exemplo, em relação à mama poderá estar indicada uma mamoplastia de aumento no caso de a mama ficar ‘vazia’ após a amamentação, mas a pele ainda se mantiver firme. Por outro lado, se houver uma perda da elasticidade cutânea com consequente ptose mamária, mas ainda existir uma quantidade de tecido mamário adequado poderá estar indicada a realização de uma mastopexia sem próteses. Noutros casos, além de a mama estar ‘caída’, tem também o seu volume diminuído pelo que poderá ser realizada uma mastopexia com próteses. Finalmente, se a hipertrofia mamária que ocorre na gravidez se mantiver após o período pós-parto, pode estar indicada uma mamoplastia de redução.

Abdómen

No caso do abdómen também poderão estar indicados vários tipos de procedimentos. Se existirem alguns depósitos de gordura localizada que não desaparecem com a dieta e exercício físico, poderá estar indicada apenas uma lipoaspiração. No entanto, é relativamente comum que após uma ou várias gravidezes existam alterações mais marcadas provocadas pelas alterações do peso e distensão abdominal, do qual podem resultar estrias, excesso de pele e flacidez cutânea, mas também alterações a nível dos músculos da parede abdominal, que ficam afastados (diástase abdominal). Por esse motivo, pode estar indicado remoção do excesso de pele através de uma abdominoplastia e a correcção simultânea do afastamento dos músculos rectos abdominais, permitindo assim obter um contorno abdominal mais harmonioso.

Concluindo, o Mommy Makeover consiste em vários tipos de procedimentos realizados em simultâneo que vão permitir a mulher recuperar a sua silhueta e assim melhorar a sua auto-estima e bem-estar. Os procedimentos mais indicados em cada caso, devem ser sempre discutidos detalhadamente com o seu cirurgião plástico, por forma a obter o melhor resultado possível.

Para mais informação entre em contacto com o Dr. Miguel Pessoa Vaz.