Skip to content Skip to footer

Procedimentos / Corpo / Abdominoplastia

O QUE É?

Intervenção cirúrgica com o objetivo de melhorar o contorno do abdomén

A abdominoplastia consiste na intervenção cirúrgica com o objetivo de melhorar o contorno do abdomén através da remoção da pele e gordura em excesso. Existem vários tipos de abdominoplastia (mini-abdominoplastia, abdominoplastia em Flor de Lis, p.e.) que podem ser indicadas consoante cada caso individual mas, habitualmente, a abdominoplastia tradicional envolve a remoção da pele e gordura existente abaixo do umbigo, o reforço da musculatura da parede abdominal e a recolocação do umbigo na sua posição anatómica.

Quem tem indicação?

A abdominoplastia está indicada quando o excesso de tecido e a flacidez a nível abdominal tem impacto na qualidade de vida, quer seja por afectar a auto-estima da pessoa quer seja por lhe causar dificuldades físicas no dia-a-dia. Esta situação é comum após oscilações de peso ou gravidez. A cirurgia está indicada em pessoas que apresentam estabilidade ponderal e que desejam remover o tecido abdominal por o considerar desajustado em relação ao resto do corpo, por ser flácido ou ter estrias, permitindo melhorar a sua silhueta. Frequentemente, para melhorar o resultado cirúrgico é associada uma lipoaspiração (lipoabdominoplastia).

Como é o procedimento?

A melhoria do contorno abdominal envolve a remoção de pele e gordura em excesso

Como referido anteriormente, a abdominoplastia com transposição do umbigo é um procedimento que visa melhorar o contorno abdominal através da excisão de pele e gordura em excesso, o reforço da parede abdominal com a aproximação dos músculos se estes estiverem espaçados (diástase abdominal) e a recolocação do umbigo na sua posição. Existem outros dois tipos de abdominoplastia que são utilizados em casos seleccionados: a mini-abdominoplastia e a abdominoplastia em flor de Lis. A mini-abdominoplastia é utilizada quando a deformidade abdominal é menor permitindo remover a pele em excesso através de uma única cicatriz horizontal de dimensões mais reduzidas. A abdominoplastia em flor de Lis ou em âncora é utilizada quando existe uma maior deformidade de contorno com excesso de tecido presente também acima do umbigo.

Duração

O procedimento demora entre 2 e 3 horas

Anestesia

A cirurgia é realizada sob anestesia geral.

Internamento

Geralmente o período de internamento é de 1 a 3 dias, variando consoante a quantidade de tecido que é removido.

Cicatrizes

As cicatrizes resultantes da abdominoplastia clássica são uma cicatriz horizontal que idealmente fica localizada por baixo da roupa interior e cuja extensão varia conforme o excesso de tecido e uma cicatriz a nível do umbigo para a sua recolocação. Na mini-abdominoplastia é utilizada uma única incisão horizontal de dimensões mais reduzidas. Na abdominoplastia em flor de Lis ou em âncora a cicatriz resultante além de horizontal é também vertical.

Efeitos secundários

Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como equimoses e edema, que por norma desaparecem espontaneamente ao fim de 1-2 semanas. Também o desconforto inicial após a cirurgia relacionado com as dores e a sensação de aperto abdominal (mais frequente nos casos de reforço da parede abdominal), é transitório e cede à medicação prescrita. Além disso, é de esperar uma sensação de dormência e falta de sensibilidade na pele que fica ‘esticada’ que habitualmente melhora ao fim de algumas semanas ou meses.

Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas com o seu cirurgião plástico.

Cuidados
pós-operatórios

Evitar esforços

Deve evitar esforços durante 2 a 3 semanas e não realizar exercício físico durante 6 semanas.

Utilizar cinta compressiva

É recomendado utilizar cinta compressiva pós-cirúrgica durante 6 a 8 semanas.

Realizar drenagem linfática

É altamente aconselhável realizar drenagem linfática no período pós-operatório imediato para uma melhoria mais rápida do edema e do desconforto.

Realizar prevenção de eventos trombóticos

Todas as pessoas submetidas a abdominoplastia devem realizar prevenção de eventos trombóticos através de importantes medidas no período peri e pós-operatório.

Discutir plano pós-operatório

Deverá sempre discutir pormenorizadamente com o seu cirurgião plástico o plano pós-operatório.

Fale comigo

Para uma avaliação personalizada, entre em contacto.