Skip to content Skip to footer

Procedimentos / Mama / Mamoplastia de Aumento

O QUE É?

Procedimento cirúrgico de aumento mamário

A mamoplastia de aumento ou aumento mamário é uma das cirurgias plásticas mais comuns e consiste na intervenção cirúrgica com o objetivo de aumentar o tamanho da mama e melhorar a sua forma, sendo habitualmente realizado através de colocação de próteses mamárias (também pode ser realizado com enxertos de gordura).

Quem tem indicação?

A cirurgia de aumento mamário poderá estar indicada em várias situações, mas mais comumente, é realizada nos casos de hipotrofia mamária em que as pacientes consideram que a sua mama é pequena e/ou desproporcionada em relação ao seu corpo. Também em casos de assimetria mamária ou quando houve uma perda de volume da mama após a gravidez ou perda de peso significativo, poderá estar indicada a mamoplastia de aumento.

Como é o procedimento?

Envolve a introdução de implantes mamários para melhorar o volume e a forma da mama

Durante uma mamoplastia de aumento o Cirurgião Plástico insere os implantes mamários de gel de silicone atrás da glândula mamária ou do músculo peitoral para aumentar o tamanho da mama.

Duração

O procedimento demora cerca de 1 hora

Anestesia

Habitualmente a cirurgia é realizada sob anestesia geral para maior conforto da paciente

Alta

A paciente pode ter alta no próprio dia da cirurgia ou no dia seguinte

Tipos de implantes

As próteses utilizadas para realização de aumento mamário com implantes são próteses de gel de silicone coesivo de última geração, que poderão ter formato redondo ou anatómico (em gota), consoante o mais indicado em cada caso particular

Colocação do implante

O implante pode ser colocado no plano subglandular (atrás da glândula mamária, em frente do músculo grande peitoral), no plano submuscular (atrás do músculo grande peitoral) ou parcialmente por trás deste músculo ("dual-plane")

Cicatrizes

A incisões utilizadas para colocação do implante são habitualmente a nível da areola (periareolar) ou no sulco da mama (inframamária), dependendo da anatomia de cada doente e da sua preferência

Efeitos secundários

Como em todas as cirurgias existem algumas consequências expectáveis no período pós-operatório imediato como inchaço (edema) e algum desconforto, que costuma ser bem tolerado com a medicação prescrita.

Existe também o risco de algumas complicações pós-cirúrgicas que devem ser sempre discutidas detalhadamente com o seu cirurgião.

Cuidados
pós-operatórios

Evitar movimentos amplos

Poderá sentir ligeiro desconforto no imediato, pelo que se recomenda evitar realizar movimentos mais amplos com os membros superiores nos primeiros dias.

Utilizar soutien de compressão

Deverá utilizar soutien de compressão pós-cirúrgico durante 6 a 8 semanas

Discutir plano pós-operatório

Deverá sempre discutir pormenorizadamente com o seu cirurgião plástico o plano pós-operatório.

Fale comigo

Para uma avaliação personalizada, entre em contacto.