T
al como todos os outros tipos de intervenção cirúrgica não existe propriamente uma altura ideal. Partindo do princípio que a cirurgia que irá realizar terá um carácter electivo, ou seja, não urgente, pode ser útil perceber qual é a época do ano mais indicada para si, tendo em conta várias condicionantes, para poder realizar a sua escolha de forma informada.
Muitas pessoas preferem realizar a sua cirurgia durante o Outono/Inverno.
De facto, existem algumas vantagens em ser operada nessas estações. Por um lado, o tempo mais frio ajuda que o inchaço das zonas operadas seja tendencialmente menor e, por outro, o facto de haver uma menor exposição solar, faz com que a evolução cicatricial seja mais benéfica. Além disso, sendo uma altura em que as pessoas normalmente utilizam mais roupa e roupas mais largas, é mais fácil disfarçar qualquer vestuário compressivo que seja recomendado utilizar.
A Primavera costuma ser também uma altura de grande procura de cirurgia. Normalmente, as pessoas começam a ter mais vontade de sair e a perspectivar o verão que se aproxima, pelo que também começam a pensar mais no seu corpo e em formas de o melhorar.
De facto, durante os meses da primavera o tempo ainda é habitualmente ameno, permitindo ter uma boa recuperação e obter resultados a tempo do verão.
Já o Verão, apesar de ter alguns inconvenientes, continua a ser uma altura com grande procura de cirurgias plásticas. Embora possa ser um pouco mais desconfortável o pós-operatório pela temperatura ambiente mais quente, muitas pessoas, por motivos pessoais e profissionais, têm maior disponibilidade durante estes meses pelo que preferem realizar a sua cirurgia neste período. Neste caso, deverá tomar algumas medidas que diminuam o desconforto no período pós-operatório, sendo ainda mais importante manter uma hidratação adequada e evitar a exposição solar excessiva.
Como se percebe, não existe uma altura ideal para realizar a sua cirurgia plástica, há sim vantagens e desvantagens em cada altura do ano.
É importante discutir detalhadamente com o seu cirurgião a altura mais adequada para si, de maneira a obter um bom resultado da cirurgia e a ter um pós-operatório confortável.
Se está a ponderar realizar uma cirurgia plástica e tem preferência por alguma altura específica do ano, é importante ter em conta que a consulta e avaliação pré-operatória e a marcação da cirurgia, pode não ser imediata, pelo que é importante fazer um planeamento com alguma antecedência.
Factores a considerar ao escolher quando fazer a sua cirurgia:
Temperatura
Para realizar algumas cirurgias, como as de contorno corporal, pode ser mais confortável ser operada durante os meses frios porque vai fazer com que haja menos edema e a utilização de maior quantidade de roupa poderá ‘disfarçar’ algum vestuário compressivo que seja recomendado.
Tempo de recuperação
É importante escolher uma altura em que tenha maior disponibilidade, que a nível pessoal quer a nível profissional, para que possa ter uma recuperação tranquila e sem preocupações, por esse motivo o período de férias continua a ser uma das preferidas para fazer cirurgias plásticas.
Exposição solar
Tendo em conta que algumas cirurgias envolvem incisões mais extensas, poderá ser benéfico realizar a sua cirurgia numa altura em que se utilize mais roupa e não haja tanta exposição solar, para evitar que a sua cicatriz fique hiperpigmentada e por isso mais visível.
Para mais informação entre em contacto com o Dr. Miguel Pessoa Vaz.